quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mercado do Bolhão - tasquinha camarão

Ahh...o Bolhão ! Não sabia o que chamar a este recanto pitoresco da baixa do Porto, mas rapidamente a apelidei graças à simpática garçonete que nos atendeu. De facto, os mais distraídos passariam pela tasca sem denotar o diamante bruto que morava nesta tenda, mas o faro é apurado, pelo que se ouviu uma voz a dizer "Parou ! É Aqui !". E era...



Descem as escadas da entrada do Metro e surge de imediato a decoração típica da invicta Junina. Os balões e enfeites alusivos a festa de S.João estão bem patentes nesta tasca. Assim como o acolhedor e quente ambiente familiar onde somos recebidos "Sinhor..é para almuçar? Essas 4 já bom saír!!!"



A menina que dá nome ao tasco. Uma simpatia de moça com pérolas na articulação lignuística impossíveis de replicar ou descrever. Tem mesmo de ser apreciado ao vivo, no seu habitat natural interagindo em diferentes idiomas com os turistas locais. Entre as melhores destacam-se : "Pratos de carne temos : frango assado, lulas , entrecosto..." ; "Já trago a sangria que a minha colega foi buscar sardinhas".... e em Françuguês enquanto aponta para os copos que traz na mao "...ést mólhadin mas ...txx txxx ...ést limpim!!".
Mas o discurso poliglota apenas deve ser apreciado ao vivo, regado com um jarro de sangria. Mas sem pipinos que ela não gosta. E na hora de pagar levamos com o belo remate "Se vier mais não faz mal que eu posso com ele".




Os 6€ gastos não são demais para apreciar um dos locais mais típicos da cidade. Os rissois de entrada e as azeitonas estavam interessantes. A broa de avintes uma delicatesse!
Recomendado !! E vamos la voltar com mais malta, que a menina pode bem connosco!!